Este brilhante comentário do Presidente Lula, feito diante de Gordon Brown, choca bem mais na Europa, do que nos EUA, ou no Brasil. Existe uma "tradição das américas" de tirar sarro do homem branco, por causa da escravatura e da questão indígena.
Exemplo: uma vez tinha 18 anos fui no show do Neil Diamond nos EUA, a família do intercâmbio me levou, não tive culpa. A uma certa altura o cantor pediu "clap your hands" só que ele queria no contratempo da música, ele mostrou como fazer e brincou: "It´s hard if you are a white person". (o cantor era branco).
Ou seja, gozar com o branco é uma piada simbólica, que ameniza a questão racial, procura apaziguar, e assume a culpa dos brancos. Ninguém é louco de tirar sarro de negro publicamente. Mas Lula não fez piada, ele falou com muita calma, a declaração tem um tom político muito forte.
E a visita do Primeiro Ministro é uma manobra inglesa muito hábil, porque a administração Obama está dando um gelo geopolítico no Brasil, numa tentativa de desvalorizar a potência sulamericana. O Brown entrou no vácuo, e a bomba do Lula valorizou muito o convidado.
No comments:
Post a Comment